domingo, 3 de junho de 2007

"...And I'm keepin' my secrets mine..."

Sábado à noite sozinha e ouvindo essa chuvinha chata... é totalmente deprimente. Estou sem paciência para fazer tudo que deveria fazer (Projeto Final, estudar pra Haskell, pra XML, programar uma função de uma planilha - meu querido VBA). Além disso, estou bastante pensativa... O ser humano é realmente muito delicado. Acho muito mais fácil lidar com máquinas do que com pessoas. Estou quase colocando um anúncio no jornal: "Troco metade da minha família por um Pentium 4 3.0 com 2Gb de RAM, 200Gb HD e Windows Vista. Aceito negociações." Se bem que hoje eu estou tão insuportável que trocaria qualquer parente, namorado, amigos, todo mundo... por uma noite sem sono desenvolvendo em Java, fumando e bebendo café. Eu sempre imagino a minha velhice assim. Quando olho para frente tudo que vejo é uma pessoa solitária, viciada em Java, café e cigarro. Se você olhar pelo lado de que tudo que é vício faz mal, acho que morrerei bem cedo. Tenho tendência a me apegar a coisas que me fazem bem, mesmo que momentaneamente. Não sei se representa um defeito... ou uma qualidade.
Mudando de assunto, achei um máximo o lance dos feeds no Orkut. Daí fiquei curiosa querendo saber o que são feeds...rs Googleando um pouco aqui descobri "alimentação". Perdoem-me a ignorância, mas não entendi o que o meu blog aparecendo na minha página no Orkut tem a ver com alimentação...!
Falei de VBA lá em cima e fiquei com muita vontade de falar mais dele. Sairei da internet completamente frustrada se não fizer isto. Acho mais fácil explicar mostrando, né? Isso aí é para quem realmente não entende nada de Visual Basic for Applications, porém já ouvir falar das 'maravilhas' que ele é capaz de fazer.
Abra o Excel (e não esperem de mim o passo-a-passo: Iniciar >> blá blá blá).
Com o Excel aberto dê Alt+F11.
Na telinha que aparece, clique com o botão direito em "Microsoft Excel Objetos" (se isso não apareceu, clique em "Exibir" >> "Project Explorer").
Posicione o mouse em "Inserir" e clique em "Módulo".
Do seu lado direito vai aparecer um editor em branco, aguardando seus comandos.
Escreva (copie e cole - com comentários e tudo!):

Sub teste()

'Só para garantir que a Plan1 será ativada
Sheets("Plan1").Activate

'Um loop básico de um a trinta.
'Se você usar "for i=0" como estamos acostumados em linguagens como Java e C, fodeu...
'Não existe célula "A0" né? Então comece sempre pelo 1... "A1", "B1"... ;)
For i = 1 To 30 Step 1

'Cells(i, i), significa Célula(1, 1)...
'O primeiro 1 é de linha (Row), o segundo é de coluna (Column).
'Então a célula(1, 1) - que na nossa cabeça é "A1" - vai receber 1, e assim por diante.
Cells(i, i).Value = i

'Next i incrementa o valor de i... semelhante ao i++
Next i

'Cabô a rotina..rs
End Sub


Aperte o botãozinho de "Play".
Vá em "Arquivo" >> "Fechar e voltar para o Microsoft Excel".

Perceba que rolou uma "escadinha" de números na sua planilha.
É apenas uma idéia de VBA... Quem entende um pouco de programação sacou rapidinho o que foi feito. Se algum dia eu estiver com MUITA paciência (tenho feito exercícios para maximizá-la), eu explico como trazer dados de um banco SQL Server, por exemplo. É legal pra se você, assim como eu, tem de fazer uma tarefinhas sacais e repetitivas utilizando o Excel. Você programa uma vez e usa pro resto da vida...


Ao som de: Fogo - Capital Inicial.

Nenhum comentário: